segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Memória

Viagens




     Eu viajei pela primeira vez com quatorze anos para São Paulo. Naquela época não existia transporte, eu tinha que ir até Monte Azul onde lá pegava o trem de ferro e deslocava a São Paulo. A São Paulo fiz 58 viagens. Lá pude conhecer muitas pessoas, fiz muitas amizades. Até hoje eu tenho saudade dos meus tempos antigos, dos meus amigos, dos lugares por onde passei. Praticamente eu ajudei a construir São Paulo, eu conheço este lugar como a palma da minha mão.
     Às vezes eu paro e penso: eu já fiz tantas viagens a São Paulo e não conheço direito a capital da Bahia, Salvador que é mais perto. Tem coisas que não dão nem pra explicar.
     Hoje tudo é diferente. Nada se compara a antigamente, antes eu era um cara de muita farra, aproveitava a vida de maneira muito boa, agora eu sou um cara mais tranqüilo, já tive meus filhos e minha mulher, levo a vida do jeito que Deus quer, em paz.
     A vocês jovens, digo que aproveitem a vida porque ela é curta e estudem porque o estudo é muito valioso. Agradeçam a Deus, aos governadores e aos professores por ensinar a vocês, por darem oportunidade.
      Valorizem, caros jovens, pois não é todo dia que a oportunidade bate na porta.


Entrevista feita com JOSÉ CAETANO DOS SANTOS, 64 ANOS, LAGOA DO BAIXÃO, pelos alunos da 8ªA, Alaide, Jéssica e Valber.





Nenhum comentário:

Postar um comentário